Nessa semana de comemoração de 200 anos da independência Brasileira da corte portuguesa, Portugal anunciou um pacote extraordinário de medidas de auxílio à população para combater a inflação.
Entres as principais medidas estão o congelamento de preços do transporte público, limitação do reajuste de aluguéis a 2% ao ano, além do pagamento de uma prestação única no valor de 125 Euros (equivalente a R$ 210, considerando o poder de compra) para todos os trabalhadores (não pensionistas) que recebem até 2700 euros mensais (equivalente a R$ 4.600, considerando o poder de compra).
O governo também anunciou corte de impostos na eletricidade a fim de reduzir a tarifa para o consumidor final. Outros países da União Europeia também estão sofrendo com a inflação alta e já tinham anunciado planos de combate, como a França, Alemanha e Espanha, até então sem sucesso.
A inflação em Portugal atingiu níveis de 9% nos últimos 12 meses, o que para padrões europeus é um nível extremamente elevado (média histórica abaixo de 2%). Na imagem abaixo, em azul vemos a inflação em Portugal e em Preto no Brasil. Pela primeira vez em muitas décadas estamos “melhor na foto” do que os nossos colonizadores.
E o que fazer com os investimentos ?
Na opinião do Time da VG, o Brasil se encontra em um momento econômico mais interessante para o investimento, as políticas adotadas recentemente apenas reforçam a dificuldade da zona do Euro em combater o processo inflacionário e pelo contrário, tendem a piorar a situação.
Além disso, a política monetária ainda não fez o trabalho de contração econômica necessário, enquanto o Brasil vive um momento diferente do ciclo econômico.
Por fim, após 200 anos de independência, parece que temos mais a aprender sobre o que NÃO FAZER com a economia, com nossos antigos colonizadores.
Se você não tem tempo para acompanhar todos os movimentos do mercado ou se quer investir com segurança e foco em resultados tendo todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência:
São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Luan Alves