Na quarta-feira foi realizada a tão aguardada reunião do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, sendo que de forma unânime foi confirmada a expectativa de mercado com a manutenção da taxa de juros, porém um possível corte em setembro. Dessa forma, a Fed fund rate se mantém entre 5,25% e 5,50% pela oitava reunião consecutiva. Além da decisão de manter a taxa de juros, foram renovadas as expectativas do mercado. A partir das falas de Jerome Powell, presidente do Banco Central.
Em linha com o observado nas últimas reuniões, as falas de maior destaque foram relativas ao compromisso de atingir a meta da inflação de 2%. Além disso, as decisões das próximas reuniões serão conforme os dados mais recentes. Também foi destacado que a inflação já reduziu consideravelmente, entretanto, permanece distante da meta. Como principal destaque Powell afirmou que, caso os dados macroeconômicos sigam conforme verificado, pode ser que o Fed inclua uma discussão de um corte nos juros para a reunião de setembro.
Possível corte em setembro do Fed
Segundo Powell não existe um número ou dado específico que o Banco Central busca para cortar os juros. Uma vez que o comitê busca avaliar a totalidade dos dados e sua evolução. Ou seja, o Fed irá avaliar a evolução da inflação e como o mercado de trabalho seguirá se comportando.
Sobre as eleições que acontecem em novembro, Powell foi direto ao relatar que o Banco Central não faz projeções sobre o vencedor e não realiza cenários sobre a economia caso Trump ou Kamala vença. O Fed irá avaliar apenas as condições econômicas e buscará atingir seu objetivo de inflação em 2%, estabilidade financeira e máximo emprego.
Na quarta-feira e reação do mercado foi positiva, com o S&P 500 encerrando o dia em alta, sendo o melhor dia de negociações desde fevereiro. Nesta sexta-feira o mercado já irá acompanhar os dados de payroll, para avaliar se os dados seguirão de acordo com os planos do Federal Reserve.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682