Fed mantém taxa de juros, mas deixa porta aberta para um novo aumento

Na quarta-feira, 20/09, o Federal Reserve (Fed) realizou a tão aguardada reunião. O banco central norte-americano confirmou de forma unânime a expectativa de mercado ao manter a taxa de juros. Dessa forma, a Fed fund rate permanece em 5,25% a 5,50%.

Além da decisão de manter a taxa de juros. As expectativas eram com relação às falas de Jerome Powell, presidente do Banco Central, e a atualização das projeções econômicas dos membros do Fed. 

Em linha com o observado nas últimas reuniões, as falas de maior destaque foram relativas ao compromisso de atingir a meta da inflação de 2%. Assim, o Federal Reserve (Fed) baseará as decisões das próximas reuniões nos dados mais recentes, enfatizando que a atual condição monetária já é restritiva.

Alta recente do Petróleo

No entanto, o Fed irá atuar conforme necessidade, ou seja, realizando novos aumentos, se for preciso. Em relação a alta recente do petróleo, que já impactou os dados de inflação de agosto, Powell enxerga que este assunto é importante e que o comitê está atento a volatilidade do mercado.

Com relação às perspectivas econômicas dos Estados Unidos e seus principais números, cada membro do comitê atualizou suas projeções. Em relação à taxa de juros, todos concordam que os cortes nos juros só ocorrerão em 2024. No entanto, dos 19 membros, 12 participantes preveem mais um aumento de 0,25 p.p. em 2023, enquanto 7 indicam que o ciclo de aumentos chegou ao fim.

Com isso, a média da taxa de juros para o final do ano é de 5,6%, em linha com as projeções de junho. No entanto, eles aumentaram a taxa de juros ao final de 2024 de 4,6% para 5,1%, o que sugere que dificilmente haverá cortes nos juros durante o primeiro trimestre de 2024. Portanto, espera-se uma taxa de juros de 3,6% para 2025. A imagem abaixo ilustra a projeção dos juros, sendo que os pontos em azul representam o voto de cada membro do comitê.

Fed

Com isso, a expectativa é a de que haverá um último aumento na reunião de novembro ou dezembro, a depender dos dados macroeconômicos dos próximos meses.

Dados do PIB

Por fim, os dados de PIB tiveram uma revisão positiva, aumentando de um crescimento de 1% em junho para 2,1%. Além disso, foi indicado um aumento de 0,4 p.p. para 2025 e mantida a projeção de crescimento de 1,8% a partir de 2025. Assim, a relação a taxa de desemprego, devido aos dados que mostraram o aquecimento do mercado de trabalho. O desemprego ao final de 2023 foi revisado de 4,1% para 3,8%.

Com relação aos dados de inflação, o Fed realiza o acompanhamento do PCE, sendo que as expectativas para a inflação e seu núcleo sejam ao final de 2023 de 3,3% e 3,7%, respectivamente. Mantemos a expectativa de que o Fed alcance a meta de 2% até o final de 2025 ou apenas em 2026.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

Analista CNPI 2682

@guilhermeammorais

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.