No dia 1 de fevereiro foi realizada a primeira reunião do ano de 2023 do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, sendo que foi confirmado um aumento de 0,25 p.p. na taxa básica de juros dos Estados Unidos, a decisão do aumento foi unânime e conforme as expectativas do mercado. Com isso, a nova taxa de juros (Fed fund rate) é de 4,50% a 4,75%.
Mas tão importante quanto a decisão do FED é a fala de seu presidente Jerome Powell, pois além de justificar as decisões da reunião, o mercado avalia quais serão os próximos passos do banco central que irão mover a economia na luta contra a inflação e para o mercado de trabalho. Como esperado, algumas das falas de Powell foram relevantes.
O primeiro ponto é o de que o Fed irá seguir com o ciclo de alta juros. Conforme fala de Powell, muito trabalho ainda deve ser executado, apesar da queda dos últimos meses dos principais índices de inflação e desaceleração do mercado imobiliário, pois o mercado de trabalho continua bastante aquecido com um índice de desemprego de 3,5%, o que pressiona a inflação.
Outra fala importante foi: “não é possível chegar à meta de 2% sem um melhor equilíbrio no mercado de trabalho”. Ou seja, tudo indica que a atenção do Fed para o controle da inflação agora está direcionada ao mercado de trabalho.
Dessa forma, como o Fed ainda não definiu a taxa terminal deste ciclo de aperto monetário, a pergunta é: qual a taxa e por quanto tempo será preciso manter um nível mais elevado de juros para que a economia não entre em recessão?
Como de praxe, as falas de Powell buscam não comprometer o mercado financeiro, evitando movimentos bruscos, pois não se sabe como os indicadores virão para os próximos meses. O discurso aparentemente agradou o mercado, pois os principais índices fecharam o dia positivos, pois acreditam que o Fed irá conseguir realizar o tão sonhado bolso suave, também chamado de soft landing, na economia dos Estados Unidos.
Com isso, o mercado agora se volta para o anúncio dos dados de emprego do mês de janeiro, pois podem dar indícios sobre a efetividade do trabalho do Fed.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682