O NAHB/Wells Fargo Housing Market Index (HMI), também conhecido como Índice do Mercado Imobiliário (HMI) ou simplesmente Índice NAHB, baseia-se em uma pesquisa mensal com membros do NAHB, projetada para medir o aquecimento do mercado imobiliário. A pesquisa pede aos entrevistados que avaliem as condições de mercado para a venda de novas casas no momento e nos próximos seis meses, bem como o tráfego de potenciais compradores de novas casas.
O índice é calculado de acordo com um levantamento com 140.000 membros da associação.
National Association of Home Builders (NAHB)
Fundada em 1942, a National Association of Home Builders (NAHB) é uma federação de mais de 700 associações estaduais e locais de construtoras residenciais. A NAHB é uma das maiores associações comerciais dos Estados Unidos, representando os interesses de construtores de casas, desenvolvedores, empreiteiros e empresas associadas. Os membros desta associação constroem anualmente cerca de 80% do número total de casas novas nos Estados Unidos.
A NAHB está sediada em Washington, D.C.
Com relação ao índice, o gráfico abaixo ilustra a evolução do índice desde 2021.
Metodologia
O NAHB/Wells Fargo HMI é uma média ponderada de três índices componentes separados: vendas atuais de casas, vendas de casas nos próximos seis meses e tráfego de compradores em potencial. Todos os meses, um painel de construtores classifica os dois primeiros numa escala de “bom”, “regular” ou “mau” e o último numa escala de “alto a muito alto”, “médio” ou “baixo a muito baixo”. Para cada série é calculado um índice aplicando a fórmula “(bom – ruim + 100)/2” ou, para Tráfego, “(alto/muito alto – baixo/muito baixo + 100)/2”.
Cada índice resultante é primeiro ajustado sazonalmente e depois ponderado para produzir o HMI. Os pesos são 0,5920 para vendas atuais, 0,1358 para vendas para os próximos seis meses e 0,2722 para tráfego. Escolhemos os pesos para maximizar a correlação com os inícios nos seis meses seguintes.
Assim, o IHM pode variar entre 0 e 100. Um índice com leitura acima de 50 indica que a maioria dos membros acreditam que as condições de vendas de imóveis são favoráveis. Abaixo de 50 o índice indica que o mercado está em desaquecimento.
Mas ainda mais importante do que o resultado de um mês, é importante a avaliação ao longo do tempo para que seja possível avaliar a tendência do mercado imobiliário nos Estados Unidos.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Analista CNPI 2682