O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) apresentou uma alta de 2,0 pontos em junho, atingindo o nível mais alto desde setembro de 2020, segundo dados da FGV.
Índice de Confiança do Comércio
Fonte: FGV
De acordo com o coordenador da sondagem do FGV IBRE, Rodolpho Tobler, o resultado é reflexo da percepção de aumento do ritmo de vendas, na qual a aceleração da vacinação e recuperação do emprego podem impulsionar essa retomada nos próximos meses. Entretanto, vale destacar que ainda existem incertezas e uma nova onda da pandemia pode prejudicar o desempenho.
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) apresentou uma alta de 5,7 pontos em junho, sendo a terceira alta consecutiva no ano e atingindo o maior patamar desde o início da pandemia.
Índice de Confiança de ServiçosFonte: FGV
De acordo com o coordenador da sondagem do FGV IBRE, Rodolpho Tobler, o resultado é reflexo da redução das medidas restritivas e melhora na confiança dos consumidores, o que impulsionou o volume de serviços e está gerando mais confiança no setor em relação aos próximos meses.
Por fim, podemos verificar que os resultados mais recentes da confiança de serviços e comércio mostram que o pior ficou para trás, e a continuidade desse cenário de controle da pandemia e menor medidas restritivas devem proporcionar uma forte recuperação econômica neste segundo semestre.