Inflação em queda e início da temporada de resultados são os destaques da semana

Nesta quinta-feira foi divulgado o dado mais importante para a semana e que surpreendeu o mercado positivamente. O Consumer Price Index (CPI) referente ao mês de junho foi de -0,1%, contra uma expectativa de +0,1%. Dessa forma, o valor acumulado para os últimos doze meses foi de 3,0%. Já o índice núcleo, denominado de core, encerrou junho com alta de 0,1%, também abaixo do esperado. Seu valor acumulado agora é de 3,3%, sendo este o menor valor em três anos, o que indica inflação em queda.

Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente

Os itens que mais impulsionaram para que o valor do mês fosse abaixo do esperado foram da queda do preço em itens de energia, tal como combustíveis com queda de 3,8% e eletricidade com queda de 0,7%. Carros usados também apresentaram queda de 1,5%, contra uma alta de 0,6% em maio.

Mas destaco a queda no item de moradia, que saiu de 0,4% após quatro meses seguidos para 0,2%. Este avanço é importante, pois moradia é o item de maior peso do CPI. Seu acumulado ainda está em 5,2%.

A expectativa de um primeiro corte de juros em setembro é reforçada com isso. Até lá irão divulgar outros dois relatórios de inflação. No entanto, se a sequência continuar boa, como nos dados atuais, e o mercado de trabalho mostrar mais sinais de desaquecimento, o Federal Reserve terá condições de reduzir os juros.

Início da temporada de resultados: queda da inflação

Além disso, nesta semana é iniciada a temporada de resultados do segundo trimestre do ano. O principal resultado desta quinta-feira foi o da Pepsi Co (NYSE: PEP) que não agradou o mercado, apesar de superar a estimativa de lucro por ação. As vendas da companhia foram menores do que o esperado, além de uma expectativa de crescimento menor nas vendas para o segundo semestre.

Terão os resultados dos grandes bancos na sexta-feira antes da abertura do mercado sendo o grande destaque da semana. J. P. Morgan (NYSE: JPM), Citi (NYSE: C) e Wells Fargo (NYSE: WFC) terão toda a atenção.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

@guilhermeammorais

Analista CNPI 2682

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.