Foram divulgados dados abaixo do esperado para a inflação do mês de outubro nos Estados Unidos e os mercados internacionais reagiram de forma positiva.
Foi registrada uma inflação de 0,4%, contra 0,7% esperados. Dessa forma, a inflação americana nos últimos 12 meses é de 7,7%, o menor valor desde janeiro de 2022. Isto representa uma queda de 0,5% em relação ao mês de setembro.
O core CPI, índice que não considera o aumento dos preços de energia e alimentação, no mês de outubro foi de 0,3%, o menor aumento desde setembro de 2021. Dessa forma, o core CPI acumulado nos últimos 12 meses é de 6,3%.
Caso você tenha interesse ou alguma dúvida a respeito dos índices de inflação dos Estados Unidos, acesse este artigo.
Os principais dados avaliados e de maior peso no índice de inflação americana são os aumentos do custo de moradia, alimentação e de combustíveis. Os custos de moradia no mês de outubro foram de 0,8%, acumulando 6,9% nos últimos 12 meses.
Foi registrado um aumento de 0,6% no custo de alimentação e 1,8% de aumento no preço de energia, sendo destaques o aumento do preço da gasolina e eletricidade, além da queda do preço do gás natural.
O preço de veículos usados caiu 2,4% e o de veículos novos aumentos 0,4%, acumulando altas de 2% e 8,4% nos últimos 12 meses, respectivamente.
FED e a Inflação
Com qualquer sinalização de menor inflação o mercado reage para cima, pois indica que o FED poderá diminuir o ritmo do aumento da taxa de juros.
Dessa forma, é praticamente descartada a chance de um quinto aumento de 0,75% na taxa de juros. As apostas do mercado são de um aumento de 0,5%. Mas, como a próxima reunião acontece apenas em dezembro, é preciso acompanharmos os dados do mês de novembro.
Caso você tenha interesse em investir em moeda forte e se tornar sócio das maiores empresas do mundo, conheça a carteira VG Dividendos em Dólar!
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682