A inflação medida pelo IPCA do mês de agosto ficou abaixo da expectativa do mercado e reforça a tese de juros para baixo e bolsa para cima. O IPCA atingiu 0,23% (vs. expectativa de 0,28%). A leitura foi ainda mais positiva por conta do núcleo de serviços, que também veio abaixo do esperado. Essa medida é a que o Banco Central vem olhando com bastante atenção para ditar o ritmo de queda na taxa de juros.
Outro ponto importante é que o último Boletim Focus (Relatório de Mercado do Banco Central) apontou para uma deterioração da inflação de 2023. Portanto, com os dados de inflação do mês de agosto, esperamos que os próximos boletins mostrem uma dinâmica mais positiva.
Abaixo, podemos visualizar a inflação dos últimos 12 meses ao longo do ano de 2023. Importante lembrar que era esperado uma alta na inflação acumulada do segundo semestre de 2023 , por conta do efeito da redução de impostos que houve no segundo semestre de 2022.
Por fim, acreditamos que o cenário positivo para investimento em ações no Brasil segue intacto, com a inflação surpreendendo para baixo e podendo até mesmo acelerar o ciclo de redução da taxa de juros.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Lucas Lima