É comum acompanharmos as notícias do mercado norte-americano com as expectativas de analistas, as falas dos representantes do banco central e até mesmo estimativas sobre os próximos dados que serão divulgados da economia, tais como inflação, taxa de desemprego, PIB entre outros. Mas como são feitas estas estimativas?
Para os Estados Unidos um importante relatório que é emitido oito vezes ao ano dá pistas sobre a economia. Este documento é chamado de Livro Bege do Federal Reserve, ou Beige Book.
Mas antes de conversarmos a respeito do livro Bege, caso você tenha interesse em aprender mais sobre o banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve (FED), clique aqui.
Comumente conhecido como o Livro Bege, este relatório é a união de todas as informações reunidas pelos Federal Reserve Banks dos Estados Unidos com as condições econômicas atuais de todos os distritos por meio de relatórios de diretores de bancos e agências e entrevistas com os principais contatos comerciais, economistas, especialistas de mercado e outras fontes.
O Livro Bege resume essas informações dos 12 distritos americanos. Um resumo geral dos relatórios distritais é preparado por um dos bancos do FED que é designado de forma rotativa.
Sua origem
O relatório tem este nome pois as cópias internas do documento do Fed são de cor bege, ainda que os papéis divulgados ao público tenham capa branca. Até 1985, o relatório era denominado de Livro Vermelho devido a sua antiga capa vermelha.
Como é elaborado o relatório?
Cada Federal Reserve Bank reúne informações sobre as condições econômicas atuais em seu distrito por meio de relatórios de diretores de bancos e agências, além de entrevistas e questionários on-line preenchidos por empresas, organizações comunitárias, economistas, especialistas de mercado e outras fontes.
Os contatos não são selecionados aleatoriamente, pois os Bancos se esforçam para selecionar um conjunto diversificado de fontes que possam fornecer informações precisas e objetivas sobre uma ampla gama de atividades econômicas. O Livro Bege serve como um resumo regular dessas informações para o público.
Quais informações estão presentes no relatório?
Os principais dados apontados no Livro Bege são relativos à atividade econômica geral, tais como o consumo das famílias, procura por imóveis e automóveis, a demanda das fábricas, manufaturas, a prestação de serviços entre outros.
Outros pontos importantes são o aquecimento do mercado de trabalho, indicando o ritmo de novas contratações por distrito e o aumento dos salários. Com relação a inflação, são disponibilizados dados dos preços dos principais de consumo, como alimentos, combustível, aluguéis, serviços, planos de saúde, energia entre outros pontos.
Além disso, cada distrito apresenta um resumo e visão do mercado local. Estas informações são importantes para avaliarmos o sentimento por região. Todas estas informações são utilizadas pelo FED, como por exemplo, a divulgação da taxa de juros do FOMC.
Como são utilizadas as informações?
A natureza qualitativa do Livro Bege cria uma oportunidade para caracterizar dinâmicas e identificar tendências emergentes na economia que podem não ser prontamente aparentes nos dados econômicos disponíveis. Essas informações permitem a comparação das condições econômicas em diferentes partes do país, o que pode ser útil para avaliar as perspectivas da economia nacional.
Ou seja, as informações coletadas complementam os estudos realizados pelo FED, auxiliando na tomada de decisões importantes da economia.
Brasil
Há no Brasil a publicação deste tipo de documento?
A estrutura do Banco Central brasileiro e diferente do Federeal Reserve, mas alguns documentos são emitidos pelo Bacen. O mais próximo do Livro Bege é o relatório Focus, documento que indica os principais indicadores econômicos, tais como a taxa Selic, inflação, PIB, cotação do dólar entre outros.
Conclusão
Cada vez mais é preciso informações mais estratificadas e mais próximas possível de sua origem, para que as decisões sejam cada vez mais assertivas. Com isso, o Livro Bege se torna uma importante ferramenta para o FED conseguir implementar suas decisões de forma a manter a economia americana o mais forte possível, sem elevar a inflação.
Por se tratar de uma tarefa difícil, cada distrito reúne as informação para ter a melhor visão da situação atual da economia dos Estados Unidos.
Se você tem interesse em diversificar a sua carteira investindo em moeda forte, conheça a carteira internacional de Dividendos em Dólar da VG Research!
As melhores recomendações de stocks e REITs da maior bolsa de valores do mundo. Recomendações essas que foram selecionadas pensando na diversificação de patrimônio, redução da volatilidade da carteira e aceleração da liberdade financeira no longo prazo.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682