Notícia positiva: taxa de desemprego cai para 12,60% no terceiro trimestre, ante 14,20% no trimestre anterior

Nesta terça-feira (30), o IBGE divulgou que a taxa de desemprego caiu para 12,6% no terceiro trimestre, uma queda significativa quando comparamos com o patamar de 14,20% do trimestre anterior.

Taxa de DesempregoFonte: IBGE

Com isso, o número de pessoas desocupadas caiu para 13,5% (-9,3%). Vale destacar que a taxa de desocupação do Sudeste saiu de 14,6% para 13,1%, enquanto no Nordeste foi de 18,3% para 16,4%.

Do lado negativo, a maior taxa de desemprego foi registrada na Bahia (18,7%).Além disso, o rendimento real foi de R$ 2.459 no terceiro trimestre de 2021, queda de 4% em relação ao trimestre anterior e de 11% ante o mesmo período do ano anterior.

Portanto, é possível notar que o aumento do emprego está sendo puxado principalmente por vagas de salários menores, além disso, vale destacar que existe uma perda do poder de compra por conta da inflação.

“No terceiro trimestre, houve um processo significativo de crescimento da ocupação, permitindo, inclusive, a redução da população desocupada, que busca trabalho, como também da própria população que estava fora da força de trabalho”,destacou a Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Por fim, acreditamos que a forte recuperação registrada no mercado de trabalho é bastante positiva, visto que é um importante indicador para contribuir com a recuperação econômica do país.

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.