A NVIDIA (NASDAQ: NVDA) novamente é destaque internacional. A NVIDIA na última terça-feira se tornou a empresa mais valiosa do mundo, destronando a Microsoft (NASDAQ: MSFT), tradicional nome que figura entre as maiores empresas há vários anos. As ações da fabricante de chips subiram 3,51%, elevando seu valor de mercado para US$ 3,33 trilhões, poucos dias depois de ultrapassar a Apple, quando se tornava a segunda empresa mais valiosa.
O expressivo crescimento chama a atenção, pois até o final de 2019 a companhia não estava no top 20 das empresas do S&P 500. Conforme imagem abaixo:
Fonte: https://www.finhacker.cz/top-20-sp-500-companies-by-market-cap/#2020
As ações da Nvidia subiram cerca de 166% este ano, em comparação com um aumento de cerca de 19% nas ações da Microsoft. A NVIDIA apenas em 2024 acumula um aumento de valor de mercado de US$2 trilhões, 1,5 vezes o valor de mercado dos 193 REITs listados em bolsa, se tornando a maior do mundo.
Esta alta é relevante pensando no atual contexto econômico, pois os Estados Unidos têm indicado desaquecimento na economia. Apesar de ainda possuir dados resilientes, enquanto várias outras empresas do S&P500 estão com dificuldades de manter o crescimento com os juros elevados. Com isso, o restante do mercado não está conseguindo acompanhar o ritmo de ganho de valor de mercado das grandes empresas de tecnologia. O setor atualmente representa mais de 30% do índice americano.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682