A semana está bem agitada por aqui. O Ibovespa está oscilando bastante, refletindo as incertezas.
Alguns fatores estão em destaque, como os resultados corporativos que já chegaram por aqui; o anúncio da Petrobras sobre a redução no preço da gasolina e do diesel (distribuição); a taxação da exportação do petróleo, a famosa reoneração; e a espera de divulgação de indicadores econômicos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
Ficou mais atualizado com o que está mexendo com os mercados? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.
No cenário corporativo, os balanços das empresas estão movimentando o mercado. Hapvida, do setor de saúde, foi o destaque, registrando, aproximadamente, chegando até a marcar 36% de queda. O reajuste de planos de saúde individuais, custos, sinistralidade alta, prejuízo e outros fatores pressionam o desempenho da Companhia. BRF e Gerdau também apresentaram algumas métricas nos resultados que não agradaram o mercado, mas no geral, tiveram tom positivo.
Ainda sobre as empresas, os investidores estão aguardando a divulgação dos resultados da Petrobras, com expectativas sobre os dividendos, políticas de investimentos, impactos na queda do preço da gasolina (valor de distribuição), e outros fatores que podem impactar a petrolífera.
Durante o dia o Ibovespa deve se movimentar bem, oscilando negativamente pela espera de alguns resultados corporativos e também pelo reflexo da divulgação de outros. Na outra ponta, o investidor vai seguir atento aos indicadores econômicos dos EUA e as movimentações do cenário fiscal no Brasil.
Diante dos dados da inflação, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, bem como as expectativas sobre a deterioração das taxas de juros, o investidor tem se mostrado bem averso ao risco. Somando com a divulgação dos resultados trimestrais e anuais das empresas, que em muitos casos, ainda refletem muitos desafios, o investidor se sente desanimado com o mercado da renda variável.
O momento é de buscar bons ativos, empresas sólidas e resilientes, e se for o caso de empresas em crescimento, garimpar as que possuem esse potencial, sem problemas ou riscos significativos para o negócio.
Por falar em empresas, você tem percebido que a bolsa brasileira apresenta muitas oportunidades em diversos ativos, empresas resilientes e que o mercado tem precificado abaixo dos fundamentos?! Para aproveitar essas oportunidades é importante que você conte com uma casa de análise independente com ideias de investimentos inteligentes, como a VG Research, pois desse modo, afasta qualquer tipo de conflito de interesses na análise de ativos, e por consequência, recomendação de investimentos.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Caritsa Moreira