Na semana passada um grande navio colidiu com a ponte Francis Scott Key, em Baltimore, causando um acidente que irá causar diversas perturbações na cadeia de abastecimento nos Estados Unidos. Dessa forma, o bloqueio da rota do porto de Baltimore impede a entrada da maioria das importações e a saída das exportações da região.
De acordo com dados do Censo americano, dos US$3,08 trilhões de bens que foram importados em 2023, o porto de Baltimore foi responsável por receber US$58,8 bilhões, fazendo com que ele fosse o quinto maior porto de entrada na costa leste e o décimo quinta no ranking geral dos Estados Unidos. Os principais bens importados foram veículos e máquinas pesadas, tais como tratores e escavadeiras. Além disso, o alumínio em sua forma bruta foi a quinta maior importação do porto.
Considerando que esta rota permanecerá inativo por mais tempo, será preciso desviar o transporte marítimo e rodoviário do porto. O acidente da ponte Francis Scott Key criou atrasos e aumentou os custos das mercadorias transportadas. Estima-se que 1,3 milhão de caminhões cruzavam a ponte no ano. Ademais, com os desvios a rota será pelo menos 50 km maior do que o usual.
Apesar de não representar o mesmo impacto que o bloqueio recente no Canal de Suez devido aos ataques a navios, o acidente na ponte representa um grande problema para a economia em torno de Baltimore e das empresas que dependem do carregamento de bens e produtos, em especial de aço e veículos.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682