As vendas do comércio varejista apresentaram uma alta de 1,2% em julho, sendo o quarto crescimento consecutivo. O grande destaque ficou para a atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico (+19,1%) e Tecidos, vestuário e calçados (+2,8%).
Vendas do comércio varejistaFonte: IBGE. Elaboração: VG Research
“Apesar do avanço, o movimento intrasetorial do comércio é muito heterogêneo. Algumas atividades ainda não conseguiram recuperar as perdas na pandemia, como é o caso de equipamentos e material para escritório, que ainda está 26,7% abaixo do patamar pré-pandemia, ou combustíveis e lubrificantes, que está 23,5% abaixo”, destacou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Do lado negativo, podemos citar o desempenho das seguintes atividades: livros, jornais, revistas e papelaria (-5,2%), móveis e eletrodomésticos (-1,4%) e combustíveis e lubrificantes (-0,3%).
Por fim, acreditamos que o resultado foi bastante positivo e deve seguir com uma tendência crescente até o final do ano, refletindo os menores níveis de restrições. O desempenho também pode contribuir para novas revisões positivas do Produto Interno Bruto (PIB).