Ontem (05/09), no mesmo ritmo de sexta-feira, as bolsas globais amanhecem em território negativo. Destaque para o feriado nos EUA e a forte queda no mercado da Europa e Ásia, após notícia recente que o governo Russo estaria fechando o gasoduto Nord Stream 1.
Na Europa, o preço do gás natural está subindo mais de 30% nessa manhã, após o fechamento do gasoduto entre Rússia-Europa, como pode ser visto abaixo.

Os riscos de estagflação são cada vez maiores na zona do Euro, hoje a relação Euro/Dólar caiu para o menor nível em 20 anos, refletindo ainda mais a situação de instabilidade no continente.

Ainda hoje teremos reunião da OPEP+ na parte da manhã. O mercado aposta que os agentes discutam sobre eventuais cortes de produção em um cenário de queda de preços e da demanda. Na quarta-feira teremos o feriado da independência e não haverá negociações na B3.
As projeções de inflação do mercado continuam melhorando para o segundo semestre do ano, assim como em 2023. Tivemos uma ligeira piora no cenário de Juros para 2023, o que indica que o ciclo de alta de Juros será mais prolongado do que o esperado inicialmente.
Estamos vendo também uma melhora contínua na atividade econômica, o que deixa os núcleos de inflação mais aquecidos. As projeções apontam para cerca de 5,3% (acima da meta do Banco Central).
Luan Alves
Estrategista VG Research