Por que receber dividendos de empresas fora do Brasil?

A Quick Guide To Accounting For Dividends
Fonte: https://www.deskera.com/blog/accounting-for-dividends/

Um dos caminhos para o investidor que deseja atingir sua liberdade financeira é através da estruturação de uma carteira que gera renda passiva, uma vez que receber dividendos são um ótimo instrumento para gerar caixa. Pensando nisso, existem diversas estratégias e formas de se montar uma carteira de investimentos.

Mas uma das principais perguntas que todo investidor deve responder é: devo investir fora do Brasil para receber dividendos?

A resposta é sim e existem diversas respostas para esta conclusão.

Indo direto ao ponto, a diversificação para reduzir o risco Brasil da carteira é o principal motivo para realizar investimentos no exterior. Além de diversificar entre países, estar exposto a uma moeda mais forte traz maior segurança para o investidor de longo prazo. É sempre importante lembrar que, apesar do Brasil possuir bons ativos pagadores de dividendos, o mercado brasileiro é considerado pequeno em relação ao mercado de capitais global.

Nos Estados Unidos existem diversas empresas que possuem um grande histórico de pagamento de dividendos crescentes, com destaque ao seleto grupo de 54 empresas que pagam dividendos crescentes a pelo menos 50 anos, que são os Dividend Kings.

Da mesma forma que diversificamos nossa carteira em diversos setores, devemos diversificar em vários países.

Por que receber dividendos em empresas nos EUA com um imposto de 30%? 

Com relação aos impostos, apesar da tributação dos dividendos, a carga tributária para as empresas nos Estados Unidos é menor se comparada com o Brasil, algo que reduz o imposto final pago. Importante destacar também que o Brasil é uma exceção nesta regra, pois a maioria dos países tributam os dividendos.

Ademais, como na nova regra de tributação de investimentos no exterior tudo foi considerado como ganho de capital, é possível compensar perdas entre ativos. Como a alíquota base é de 15%, é possível utilizar uma parcela que foi paga pela retenção dos dividendos, o que reduz o volume de impostos pagos no ano.

Por fim, o investidor não precisa escolher entre investir apenas no Brasil ou nos Estados Unidos. É mais interessante buscar uma carteira compondo diversos países e ativos diferentes do que a concentração geográfica.

Como selecionar as melhores pagadoras?

Para que uma empresa tenha condições de realizar o pagamento de dividendos de forma consistente, é importante avaliar a geração de caixa da empresa, além de sua capacidade em aumentar seus preços e entregar dividendos que crescem ao longo dos anos.

Quais os critérios para escolher as empresas?

O dividend yield é um importante indicador para o investidor que busca renda, pois mostra o retorno do investimento a partir dos dividendos pagos, além de indicar indiretamente se comprou ações em um preço melhor do que o histórico.

Mas ainda mais importante do que o dividend yield é o crescimento dos dividendos. Se uma empresa consegue de forma consistente crescer seus dividendos, de preferência acima da inflação, o investidor manterá seu poder de compra.

Caso você tenha interesse em receber dividendos em dólar, te convido a conhecer a carteira da VG Dividendos em Dólar. Nossa carteira é composta por ações, REITs e ETF que buscam gerar renda para o investidor.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

@guilhermeammorais

Analista CNPI 2682

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.