Prévia da inflação de novembro atingiu 1,17%, acima da expectativa do mercado que era de 1,10%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou uma alta de 1,17% em novembro, acima da expectativa do mercado que era de 1,10%. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 9,57% no ano e 10,73% nos últimos 12 meses.

O resultado foi puxado novamente pelo grupo de Transportes (+2,89%), com a gasolina apresentando alta de 6,62% no período. Interessante citar que após dois meses registrando forte alta, o item de passagens aéreas registrou queda de 6,34%.

Em conjunto, o grupo de Habitação registrou alta de 1,06%, com destaque ficando para o gás de botijão que reportou alta de 4,34%. O gás de botijão acumula forte alta de 51% desde junho de 2020.

Por fim, podemos visualizar que a inflação de novembro registrou uma desaceleração em relação ao mês anterior (1,20%), mas ficou novamente acima da expectativa do mercado. A inflação segue pressionando bastante e se mostrando mais persistente do que o esperado, o que vem dificultando o trabalho do Banco Central.

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.