Passado o clima de final de ano com bolsas em alta, 2024 começou com o mercado atento a respeito aos movimentos da economia americana e sobre quais as expectativas para os próximos meses.
Sendo isso, quais foram os principais temas debatidos nestes primeiros dias de ano novo?
Mercado de trabalho aquecido
O último relatório de payroll indicou a criação de 216 mil vagas de emprego no mês de dezembro, acima das expectativas de 170 mil vagas. Além disso, a taxa de desemprego ficou estável, em 3,7%, abaixo da estimativa de 3,8%. Além disso, o reajuste médio do salário ao longo do ano foi de 4,4%.
Estes dados surpreenderam o mercado de forma negativa, pois dados de mercado aquecido pressionam o Fed, fazendo com que o início do corte nos juros talvez seja prorrogado.
Soft landing
Entretanto, após a divulgação dos dados de mercado de trabalho que deixaram o mercado receoso, Janet Yellen, secretária do Tesouro Americano, deu uma entrevista à CNN indicando que o que está acontecendo agora é o tão discutido soft landing, jargão utilizado para os movimentos do Banco Central para controlar a inflação sem prejudicar significativamente o mercado de trabalho.
Segundo Yellen: “Acho que podemos descrever o que estamos vendo agora como uma aterrissagem suave, e minha esperança é que continue”.
Importante ressaltar o final da frase onde ainda é preciso atenção e acompanhamento, ou seja, ainda é cedo para garantir vitória contra a inflação.
CPI
Confirmando a tese de que ainda é preciso acompanharmos de perto os dados de inflação, índice Consumer Price Index (CPI) de dezembro avançou 0,3%, superando o aumento de 0,2% esperado e acelerando em relação ao aumento de 0,1% em novembro. O item de moradia foi novamente o que mais contribuiu para o aumento. Com isso, o CPI acumulado para o ano de 2023 foi de 3,4%, acima da expectativa de 3,2%.
Já o índice núcleo avançou 0,3% no mês, também acima da expectativa que era de 0,2%. Seu acumulado nos últimos 12 meses foi de 3,9%, acima da expectativa de 3,9%, mas em queda em relação ao acumulado do mês de novembro que fechou em 4,0%.
Temporada de resultados
Sexta-feira, 12/01, será um dia de movimentos para o mercado, em específico para o setor financeiro, uma vez que os grandes bancos irão anunciar seus resultados do último trimestre de 2023.
Serão anunciados os resultado de Citigroup (NYSE: C), Bank of America (NYSE: BAC), Wells Fargo (NYSE: WFC), JP Morgan (NYSE: JPM) entre outros bancos, sendo que a expectativa do setor é de queda no lucro líquido comparando com o último trimestre de 2022, devido a um provável aumento na inadimplência no segmento de empréstimos.
E o que esperar para 2024?
A atual narrativa de mercado é a de que o pouso suave será realizado pelo Fed, conforme falas de Yellen. Espera-se que ao longo de 2024 a economia americana tenha movimentos em ritmo desaquecimento. Mas com inflação também seguindo em direção à meta de 2% que deve ser alcançada até o final de 2025.
Importante lembrar que em novembro de 2024 teremos as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Dessa forma, devemos observar uma pressão do atual governo em manter a economia mais aquecida ao mesmo tempo que deverá trabalhar com o desafio de equilibrar suas contas. Devido à crescente dívida do país, que ultrapassou a marca de US$34 trilhões recentemente. Importante destacar também que, apesar da relevância da eleição presidencial, ela usualmente não gera tanta movimentação com o mercado, assim como é no Brasil.
Para o investidor o mais importante é seguir o seu plano de longo prazo, reequilibrando a carteira conforme o mercado flutuar. Aproveite as oportunidades que sempre aparecem.
Por fim, contem conosco para mais um ano e desejo que 2024 seja repleto de realizações, sucesso e de muitos dividendos!
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Analista CNPI 2682