A Produção Industrail apresentou uma queda de 1,3% em julho, ante retração de 0,2% no mês anterior. O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado que esperava queda de apenas 0,5%.
No ano, a indústria acumula alta de 11% e, em doze meses, de 7%. Com o resultado de julho, a produção industrial volta a ficar abaixo do patamar pré-pandemia (-2,1%).
Produção Industrial (Acumulado 12 meses)
Fonte: IBGE. Elaboração: VG Research
O desempenho foi puxado principalmente pela forte queda do setor de bebidas (-10,2%), após três meses consecutivos de alta. Em conjunto, o setor de produtos alimentícios registrou queda de 1,8% em julho.
“Há dificuldade das pessoas em obter emprego, com um contingente importante fora do mercado de trabalho, a precarização do emprego e a retração na massa de rendimento, como mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada na terça-feira (31) pelo IBGE”, destacou o gerente da pesquisa, André Macedo.
Por fim, podemos visualizar que a indústria permanece bastante afetada pela pandemia da COVID-19, sentindo efeito dos maiores custos e do desarranjo da cadeia produtiva.