Atualmente, o grande tema do mercado é a Recessão. Nos Estados Unidos, algumas instituições financeiras projetam o início da recessão já no primeiro trimestre de 2023. Na Europa, diversos indicadores de atividades estão apontando forte contração.
Com o cenário macroeconômico bastante desafiador pelo mundo, os investidores estão buscando proteção e fazendo caixa para aproveitar oportunidades que possam surgir. A posição de caixa dos gestores de fundos pelo mundo está no nível mais alto desde 2001, indicando uma grande aversão ao risco.
Dados mostram que os investidores desembolsaram cerca de US$ 18 bilhões comprando proteção via opções (PUT) na semana passada, um recorde. Esses dados mostram que o cenário atual é de cautela e que o mundo pode sofrer bastante nos próximos trimestres com a escalada dos juros. O discurso do presidente do banco central americano vem sendo bastante duro no combate a inflação, pretendendo fazer o que for possível (mesmo que cause dor) para atingir a meta de 2,00%.
A relação de PUT/CALL atingiu o maior patamar desde março de 2020 (pandemia).
Por fim, podemos concluir que os investidores pelo mundo estão fazendo caixa e buscando por proteção. É importante destacar que o cenário atual não é para fugir do mercado de ações, mas para ter cautela e se preparar para aproveitar possíveis oportunidades.
Se você quer ter acesso a um método de proteção de carteira que te permitirá passar por qualquer crise com dinheiro nas mãos, conheça o curso:
Inscrições limitadas! Então não perca tempo e clique já nesse link.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Lucas Lima