A Europa se encontra no meio de um furacão e , desde o começo da pandemia a região foi assolada por uma forte crise sanitária, em seguida houve a guerra entre a Rússia e Ucrânia e as sanções impostas a esse grande parceiro comercial aceleraram ainda mais os desafios das Europa.
A União Europeia é um continente formado por diversos países, com uma união monetária (mesma moeda), mas problemas fiscais e produtividade diferentes e dessa forma algumas regiões crescem mais (Alemanha) enquanto outras são mais lentas (Portugal, Holanda, Irlanda, Espanha, Itália e Grécia
A inflação na União Europeia já ultrapassa a brasileira, e esse fenômeno corrói o poder de compra dos consumidores e projeta uma recessão à frente para os países do bloco, como pode ser visto na imagem abaixo.
Os núcleos de inflação estão desacelerando no Brasil e a inflação projetada para os próximos 12 meses é significativamente menor.
E para combater essa alta inflação os Bancos Centrais adotam uma postura mais agressiva na política monetária, colocando juros mais altos nas respectivas economias. Mas o que temos visto nos últimos meses? Enquanto o Brasil já está com uma taxa de juros de quase 14%, a Europa ainda não chegou a 1%.
Com certeza muitos investidores já estão percebendo esse cenário como uma oportunidade de investimento no Brasil, uma simples forma de provar isso é verificar a queda importante do Euro/Real ao longo dos últimos meses.
E o que fazer com os investimentos?
Na opinião do Time da VG, os investidores podem enxergar o cenário atual como uma oportunidade para o Brasil, enquanto as principais economias do mundo estão com problemas mais agudos de inflação, guerra ou crises institucionais, o Brasil tem se destacado de forma relativa.
Se você não tem tempo para acompanhar todos os movimentos do mercado ou se quer investir com segurança e foco em resultados tendo todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência:
São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Luan Alves