Taxa de desemprego (PNAD) atinge 13,7% em julho, abaixo da expectativa do mercado que era de 13,9%

A taxa de desemprego atingiu 13,7% em julho, queda de 1,0 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em abril (14,7%). A população desocupada foi de 14,1 milhões, queda de 4,6% ante o trimestre encerrado em abril.

O resultado é reflexo principalmente da evolução no número de pessoas ocupadas (+3,6%) no período.

“Essa é a primeira vez, desde o trimestre encerrado em abril de 2020, que o nível de ocupação fica acima de 50%, o que indica que mais da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no país”, destacou a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.

Fonte: IBGE

Em relação ao desempenho das principais atividades que são pesquisadas, o destaque positivo ficou para: Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (3,2%, ou mais 275 mil pessoas), Construção (10,3%, ou mais 616 mil pessoas) e Serviços domésticos (7,7%, ou mais 385 mil pessoas).

Por fim, apesar do nível ainda bastante alto do desemprego, os resultados do trimestre encerrado em julho apresentaram sinais de melhora, o que levou a uma taxa de desemprego abaixo do que o mercado esperava. 

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.