Christopher Waller, diretor do Federal Reserve, afirmou que a inflação ainda não foi derrotada e que é a favor de mais aumento na taxa de juros esperado do Fed ainda em 2023. Conforme Waller, a força do mercado de trabalho e a performance sólida da economia norte-americana fornece espaço para mais aperto monetário. Em um evento na New York University, as falas mais duras.
Adotando este tom mais duro, Waller afirmou que apoia mais dois aumentos de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros ainda em 2023. Adicionalmente, ele afirmou que vê razão para que o primeiro desses aumentos acontece já na próxima reunião do Federal Open Market Committee (FOMC). Que ocorre entre 25 e 26 de julho.
Entretanto, o timing sobre o segundo aumento de taxa de juros esperado do Fed continuaria uma incógnita. “Se a inflação não continuar demonstrando algum progresso e não houver sugestões de uma desaceleração na atividade econômica, um segundo aumento de 0,25 ponto percentual deve vir mais cedo do que o esperado. Mas essa é uma decisão a ser tomada no futuro”, afirmou.
É relevante notar que embora o diretor do Fed tenha enxergado com bons olhos os dados de inflação mais recentes. O que apontam uma tendência de desaceleração da inflação, sendo o 12º mês consecutivo de queda na comparação YoY, isto não seria suficiente para mudar as perspectivas. “Um único ponto de dados não cria uma tendência”, relembrando que a inflação desacelerou no verão de 2021 (junho-setembro) antes de piorar drasticamente.
Lucas Schwarz