Na última sexta-feira iniciou a temporada de resultados do terceiro trimestre das empresas do S&P500. Desde então divulgaram-se os números dos principais bancos americanos, além de importantes empresas. Pensando nisso, vamos passar por alguns dos resultados e o que esperar desta temporada de resultados?
Temporada de resultados
As companhias irão divulgar seus resultados em um cenário de incerteza, principalmente devido à expectativa de que o Fed dê maiores indícios de que o fim do ciclo de aperto monetário esteja próximo. Além disso, questões geopolíticas deixaram o quadro ainda mais complexo.
De modo geral, se espera uma queda de 0,3% no lucro das empresas. Entretanto, a expectativa é de que alguns setores apresentem bons resultados, sendo que em oito dos onze setores espera-se crescimento. Os setores de comunicação e consumo discricionário devem entregar bons números, já os setores de saúde e energia devem apresentar redução no lucro em relação ao terceiro trimestre de 2022.
O trimeste das empresas
No dia 13, JPMorgan Chase (NYSE: JPM), Citibank (NYSE: C) e Wells Fargo (NYSE: WFC) divulgaram seus números do trimestre. Os resultados são positivos, indicando a força da economia americana. O maior destaque foi o aumento em 22% nas receitas e nos ativos sob gestão do JP Morgan.
Outra companhia que superou as expectativas e encerrou o dia em alta foi a AT&T (NYSE: T). A tradicional companhia do setor de comunicação bateu as estimativas de receita e lucro, mas o destaque positivo foi a revisão de seu fluxo de caixa para o ano de 2023, passando de US$16 para US$16,5 bilhões. Esta revisão foi considerada importante pois uma parcela do mercado era cética quanto à primeira estimativa, dessa forma, a melhoria operacional foi inesperada e bem recebida pelos investidores.
E como foram os números da Netflix e da Tesla?
Mais um nome que agradou ao mercado hoje foi o Netflix (NASDAQ: NFLX). A companhia de streaming registrou aumento de 8% na receita e crescimento do número de assinantes, sendo que a empresa encerrou o trimestre com 247,15 milhões de assinantes. Além disso, foi anunciado o aumento do preço dos planos nos Estados Unidos entre outros países. Para os assinantes brasileiros foi anunciado o encerramento do plano básico. Com isso, as ações subiram mais de 15% no dia de hoje.
Dentre as empresas que não divulgaram números positivos o maior destaque foi a Tesla (NASDAQ: TSLA). A companhia não superou as expectativas e receita e lucro, entretanto, a queda na margem operacional da companhia foi o maior ponto negativo. Além disso, conforme palavras de Elon Musk, a companhia cavou sua própria cova em relação ao Cybertruck. O projeto do caminhonete elétrica é um grande desafio e a redução de custos e melhorias do veículo são os principais desafios. Espera-se que serão necessários mais 18 meses para que melhorias significativas sejam apresentadas. Com isso, as ações caíram mais de 8% hoje.
Na próxima semana é a vez das grandes empresas de tecnologia, companhias do setor de energia, além de importantes REITs divulgarem seus resultados.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682