Nesta quarta-feira (20), o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que o governo pagará R$ 400 de Auxílio Brasil até dezembro de 2022. A grande questão que preocupa os investidores é que o ministro afirmou que está estudando uma maneira de alterar o teto de gastos para para o benefício.
Além disso, preocupa bastante o comportamento do ministro da Economia, visto que o mesmo era um dos maiores defensores do teto de gastos, mas atualmente parece ceder às pressões do governo federal.
O Paulo Guedes afirmou que a decisão sobre alterar o teto de gastos será meramente política.
O cenário é bastante negativo para a renda variável, isso porque um quadro fiscal muito deteriorado proporciona uma nova reprecificação dos ativos brasileiro.
Com a mudança do regime fiscal, qual seria o novo patamar de juros? Uma taxa de juros de 10% pode virar um piso no Brasil, algo que está sendo refletido hoje na curva de juros, com o DI 2023 atingindo 10,44%.
Acreditamos que o mercado deve transmitir a insatisfação principalmente via valorização do dólar, que atingindo o patamar de R$ 6,00 pode pressionar bastante o governo, uma vez que a inflação aumentaria e sabemos que é algo bastante impopular.
Por fim, precisamos aguardar os próximos movimentos dos membros do governo, para entender se ainda há possibilidades de melhorar o cenário atual e respeitarmos o teto de gastos.
O descontrole fiscal afeta bastante a população brasileira, uma vez que a percepção de risco aumenta, causando retirada do capital estrangeiro, aumentando o dólar e pressionando a inflação, sendo necessário o Banco Central elevar ainda mais a taxa de juros.
Esse cenário é extremamente negativo para sociedade, especialmente os mais pobres.