Após o anúncio de quase 200 resultados trimestrais nesta temporada de resultados, o mercado se atualizou com relação às condições financeiras dos REITs listados em bolsa e sobre o setor imobiliário comercial e residencial nos Estados Unidos. De modo geral, os REITs divulgaram resultados positivos, acima das expectativas, contrariando as tendências e a percepção negativa do mercado em relação aos REITs.
Dentre os mais de 200 REITs, 87 atualizaram o seu guidance com expectativa de seu Funds From Operations (FFO) para o encerramento do ano de 2023. Dentre eles, 50 REITs aumentaram sua previsão de FFO, enquanto 26 mantiveram suas previsões e 11 reduziram o FFO esperado. Considerando apenas os REITs que atualizaram seus números, ou seja, 66 REITs, 82% ajustaram de forma positiva e 18% de forma negativa. Comparando os resultados das stocks listadas no S&P500, segundo dados da FactSet, 54% das empresas aumentaram sua expectativa de lucro por ação.
Pensando nisso, vamos passar pelos principais setores e nomes que surpreenderam o mercado de forma positiva e negativa?
Setores e nomes
1. Setor de shopping center
O setor que mais se destacou ao longo do terceiro trimestre foi o de strip center, também denominados de shopping center. Ao longo do terceiro trimestre, quase todos os REITs do setor superaram as expectativas do mercado. Além de superar o mercado e elevar o guidance do ano, cinco nomes já anunciaram aumento nos dividendos ao longo do ano, aproveitando o bom momento e a recuperação das taxas de ocupação. Em uma análise individual, Kite Realty (KRG) e Brixmor Property (BRX) foram os destaques, com aumento de guidance de FFO em 4,1%.
2. Setor de hotéis
O setor de hotéis também foi destaque. Ao contrário do verificado ao longo dos últimos trimestres, os REITs do setor hoteleiro superaram as expectativas com o melhor trimestre desde o início da pandemia. Os cinco nomes que possuem guidance anunciaram aumento em sua expectativa de crescimento. Dados recentes do Transportation Security Administration (TSA) indicaram aumento do número de viajantes para 105% do verificado em outubro de 2019. Enquanto que a receita por quarto disponível avançou 17% acima do verificado em 2019. Os destaques individuais foram Park Hotels (PK), Ryman Hospitality (RHP) e Apple Hospitality (APLE).
3. Setor de apartamentos
Apesar de nenhum setor ter apresentado de números realmente fracos para o trimestre, alguns nomes foram abaixo da expectativa. Dentre os setores perdedores, o de maior destaque foi o de apartamentos, pois dos onze nomes que reduziram sua orientação para o ano de 2023, cinco são do setor. Destaque negativo foi a redução da demanda por apartamentos e no aumento das despesas das propriedades, principalmente com relação aos aumentos no custo de seguros e impostos que atingiram a marca de dois dígitos.
4. Setor de hipotecas
Outro setor que desapontou foi o de hipotecas (mortgage). Possivelmente o setor mais arriscado para os REITs continua entregando resultados ruin. Isso, principalmente devido ao aumento na taxa de juros, que reduz os spreads desses REITs, reduzindo sua rentabilidade. Com isso, foi verificada uma deterioração significativa – em média de 13% – nos seus valores contábeis (book value).
O AGNC Investment (AGNC), maior agência de mREIT, informou que seu valor contábil por ação caiu 14% no terceiro trimestre e estimou que no quarto trimestre deve ser verificada uma queda de outros 15%. Outros nomes foram a Orchid Island (ORC), que apresentou queda de mais de 20%, enquanto a ARMOR Residential (ARR) ficou logo atrás, reportando uma queda de 19%. Alguns nomes do setor estão com queda de mais de 30% este ano.
Neste setor em específico, os principais nomes possuem alto dividend yield, mas devido ao elevado risco, não recomendamos a exposição.
Conclusão
Por fim, com relação aos dividendos, ao longo do trimestre outros seis REITs anunciaram aumento no pagamento dos dividendos, enquanto dois nomes, ambos do setor de mortgage, reduziram seus dividendos. Com isso, 73 REITs anunciaram aumento ao longo do ano de 2023 e 30 nomes reduziram.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Analista CNPI 2682