As vendas do comércio varejista apresentaram uma queda de 1,7% em junho, ficando abaixo da expectativa do mercado que esperava uma alta de 0,70%.O acumulado no ano ficou em 6,7% e o acumulado em 12 meses foi de 5,9% em junho.
Vendas no varejo – % em relação ao mês anterior
Fonte: IBGE. Elaboração: VG Research
Essa é a primeira queda após dois meses de alta consecutiva, podendo ser explicada pelo menor desempenho de cinco das oito atividades.
O indicador foi puxado pelos seguintes itens: Tecidos, vestuário e calçados (-3,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,6%), Combustíveis e lubrificantes (-1,2%), e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%).
Do lado positivo, as seguintes atividades apresentaram crescimento: Livros, jornais, revistas e papelaria (5,0%), Móveis e eletrodomésticos (1,6%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,4%).
Por fim, apesar da reabertura da economia, podemos visualizar que os indicadores setoriais estão apresentando um desempenho abaixo da expectativa, na medida que a inflação segue pressionando por uma alta mais forte de juros e o mercado de trabalho se recupera a passos lentos.