Seja no noticiário econômico ou em análises da bolsa de valores, o termo commodities está sempre presente. Apesar de muitas pessoas não estarem familiarizadas com o termo, entender o seu conceito, seus tipos e qual é o seu papel na economia é fundamental no mundo dos investimentos.
Afinal, elas estão constantemente no radar de investidores, já que o desempenho da maioria dos ativos está relacionado às variações de preços desses produtos.
Este artigo abordará os seguintes assuntos:
- O que são commodities?
- Qual é o papel das commodities na economia?
- Quais são os principais tipos?
- Quais são as principais commodities brasileiras?
- Como investir em commodities?
O que são commodities?
A tradução da palavra commodity, no plural commodities, significa mercadoria. Esse termo refere-se aos produtos “in natura”, que na maioria das vezes, encontram-se em estado bruto ou apresentam um pequeno grau de modificação.
Para melhor compreensão, são os metais, petróleo, pecuária, produtos agrícolas como grãos, açúcar, café, entre outros, ou seja, são produzidos e comercializados em larga escala no comércio exterior.
Qual é o seu papel na economia?
As commodities exercem um importante papel na economia mundial e nacional.
Ou seja, muitos países dependem da exportação desses produtos para assegurar uma balança comercial positiva e estabelecer vínculos comerciais entre essas nações.
A flutuação nos preços das commodities impactam os valores de outras mercadorias, contribuindo para possíveis crises econômicas. O Brasil, por exemplo, é influenciado pelo preço do petróleo, do minério de ferro e de diversas commodities agrícolas. Assim, a lucratividade das empresas brasileiras e o desempenho da economia dependem consideravelmente desses valores.
Dessa forma, o mercado de produtos agrícolas, metais e energia contribuem de maneira expressiva para o aumento e a manutenção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Quais são os principais tipos de commodities?
Elas podem ser classificadas em diferentes categorias. Entre as principais destacam-se:
- Energéticas: petróleo, gás natural e carvão.
- Agrícolas: grãos como trigo, milho, soja. Produtos como açúcar, café e algodão.
- Pecuárias: carne bovina, suína e de frango.
- Ambientais: água a madeira
- Minerais: ferro, ouro, níquel, gás natural.
Quais são as principais commodities brasileiras?
O país é um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas, sendo líder mundial em soja, café, açúcar e carne bovina. Além disso, o Brasil é uma potência na produção de minério de ferro e tem uma presença marcante no setor de energia, com a produção de petróleo e biocombustíveis.
- Soja: o Brasil está entre os principais produtores e exportadores mundiais de soja, sendo essa commodity amplamente empregada na fabricação de alimentos para animais e óleos vegetais.
- Café: somos um dos principais produtos agrícolas brasileiros. Dessa forma, o país destaca-se como um dos maiores produtores e exportadores globais.
- Açúcar: somos uma potência na produção e exportação de açúcar (branco e orgânico), com destaque no açúcar proveniente da cana-de-açúcar.
- Milho: utilizado tanto na alimentação humana quanto na animal, o país se destaca como um dos principais produtores e exportadores mundiais.
- Carne bovina: a pecuária desempenha um importante papel na economia, com vastas áreas de pastagem e rebanhos bovinos.
- Minério de ferro:o país possui vastas reservas de minério de ferro, sendo um dos principais exportadores. Ou seja, essencial para a produção de aço.
- Petróleo: o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de petróleo na América Latina.
Como investir em commodities?
O investimento em commodities pode ser feito de diversas maneiras, cada uma com suas vantagens e desafios. Algumas opções incluem:
- Contratos futuros: investidores podem negociar contratos futuros de commodities, especulando sobre os preços futuros desses ativos.
- ETFs (Exchange Traded Funds): existem ETFs específicos que rastreiam o desempenho de commodities, oferecendo aos investidores uma maneira diversificada de entrar no mercado.
- Ações de empresas do setor: investir em empresas envolvidas na produção de commodities, como mineradoras ou empresas agrícolas.
- Compra direta: em alguns casos, é possível comprar commodities diretamente, como barras de ouro, por exemplo.