Como fazer venda coberta de CALL?

Os investidores estão sempre em busca de estratégias que possam maximizar seus ganhos. Uma dessas estratégias é a venda coberta de opções de compra, ou simplesmente a venda coberta de CALL. 

No último artigo, mergulhamos no universo da venda coberta de PUT, agora, convidamos você a desbravar o outro lado da moeda.

O que é venda coberta de CALL?

A venda coberta de CALL é uma forma de rentabilizar as ações da carteira. O objetivo é não ser exercido, por isso são vendidas com strike fora do dinheiro. 

Essa é uma operação sem muitos riscos. O maior risco é que o investidor tenha que vender suas ações ou parte delas caso alguém exerça a opção.

Para implementar uma venda coberta de CALL, o investidor deve possuir o ativo em questão, no caso, as ações de uma empresa. A quantidade de ativos deve ser equivalente ao número de opções de compra que o investidor pretende vender, geralmente em lotes de 100 ações por opção.

Com as ações em carteira, o investidor vende (ou lança) opções de compra sobre essas mesmas ações. Ao fazer isso, ele recebe um prêmio (o preço da opção), que é o seu lucro.

As opções de compra vendidas possuem um preço de exercício, que é o preço pelo qual o comprador da opção pode adquirir as ações do investidor, e uma data de vencimento, que é o prazo final para o exercício da opção.

Componentes da estratégia:

  • Ação: ativo da opção de compra.
  • Opção de compra (CALL): contrato que dá ao comprador o direito, mas não a obrigação, de comprar a ação a um preço pré-determinado (strike) em uma data específica (vencimento).
  • Prêmio da CALL: valor pago pelo comprador da opção ao vendedor  pelo direito de exercer a opção.

Assim, aqui o Professor Vicente Guimarães mostra como é que se faz uma venda coberta de CALL.

Vantagens da venda coberta de CALL

A venda coberta de CALL oferece vantagens aos investidores. 

Primeiramente, é uma ótima estratégia em momentos de baixa volatilidade. Além disso, o prêmio recebido pela venda das opções de compra pode ajudar a reduzir as perdas em caso de queda no preço das ações, proporcionando uma forma de proteção contra movimentos desfavoráveis do mercado. 

Assim, se as ações permanecerem abaixo do preço de exercício das opções vendidas, o investidor pode manter o prêmio recebido como lucro, além de continuar a possuir as ações, o que oferece um potencial para lucro adicional.

  • Geração de renda passiva: permite gerar renda extra com a carteira de ações, mesmo sem a necessidade de vender os ativos.
  • Proteção contra quedas: a venda da CALL limita o potencial de perda da carteira em caso de queda do mercado.
  • Flexibilidade: permite que o investidor mantenha a propriedade das ações e se beneficie de uma possível valorização.
  • Combinação de estratégias: possibilidade de usar a venda coberta de CALL junto a outras estratégias.

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.