P/Ativo: venha conhecer esse indicador

No mercado financeiro, muitos são os indicadores que existem e que devemos utilizar para nas análises fundamentalistas, ou seja, aquelas que se baseiam nos fundamentos da empresa, como receita, lucro operacional e líquido, ativo, passivos, dentre tantos outros. Então, hoje iremos tratar, especificamente, do indicador preço da ação sobre o total de ativos da empresa, comumente denominado de P/Ativo.

Investir com segurança requer uma análise minuciosa de indicadores. Vamos lá?!

O que significa P/Ativo?

Bom, como o próprio nome indica, o P/Ativo mede a relação entre o preço de uma ação cotada no mercado financeiro e o total de seus ativos. Assim, sua fórmula é bem simples.

Para que serve o P/Ativo?

Ele é utilizado para analisar se os ativos da companhia estão subvalorizados ou sobrevalorizados no mercado financeiro, e o critério de comparação é o preço, isto é, o valor que o mercado está oferecendo/pagando para os ativos daquela empresa. 

Onde encontro os valores para o cálculo do P/Ativo?

O preço da ação você pode encontrar no próprio google, digitando o código da empresa. Por exemplo, para encontrar o valor da ação da Cogna é só digitar COGN3 no google e encontrar a sua cotação para a data requerida. E os ativos, você deve buscar nas demonstrações contábeis das empresas, neste caso, no Balanço patrimonial, que pode ser obtido pelo site da Brasil, Bolsa, Balcão (b3) ou no site de relações com investidores da própria companhia. 

Lembrando que os valores a serem utilizados no cálculo do indicador são unitários, então, o preço é o de uma ação e o ativo deve ser o ativo total dividido pelo número de ações da companhia, conforme seu balanço patrimonial. 
Exemplo de cálculo do P/Ativo?

Como interpretar o P/Ativo? 

Já que esse indicador consegue analisar qual o valor que o mercado está oferecendo pela sua empresa, se ele estiver inferior a 1, como é o caso da Cogna, significa que o mercado está pagando por aquela empresa um valor menor do que o dos seus ativos. 

Assim, em relação aos seus ativos, a companhia está subvalorizada pelo mercado. 

Por outro lado, se o valor do P/Ativo for superior a 1, o indicador está sinalizando que o preço pago pelo mercado é superior ao valor dos ativos da empresa. 

O P/Ativo possui limitações? 

Sim! Esse indicador, assim como outros, não deve ser analisado separadamente, e sim, em conjunto. Conforme descrito acima, esse indicador não leva em consideração outras variáveis que são importantes, como lucratividade, e os passivos, por exemplo. Assim, o P/Ativo é um indicador importante, porém, deve ser analisado em conjunto, pois desse modo, proporcionará uma análise mais robusta. 

Então, ficou mais claro o que significa o indicador P/Ativo? Percebeu como é simples? Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Caritsa Moreira

@profacaritsamoreira

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.