O atual cenário: Qual o seu foco?

Não é nenhuma surpresa que começamos o ano de 2023 bem animados por aqui. Na verdade, os primeiros dias de 2023 foram marcados pelo pessimismo, seguindo a mesma tendência de volatilidade verificada ao longo de 2022.

É natural que o início de 2023 seja reflexo de 2022, afinal, tivemos muitos gargalos, como guerra na Ucrânia, pandemia, inflação elevada, juros altos, e ainda, todo o clima político instaurado. Então, a virada de ano não marcou o fim de todos esses eventos e ainda, das suas consequências. 

Os investidores estão de olho na questão fiscal/política do Brasil. Como consequência, na primeira semana do ano, entre as especulações e preocupações com o novo governo, tivemos como principal pauta a questão fiscal, com o furo do teto e possíveis reformas tributárias para aumentar a arrecadação. E no final de semana para a segunda semana, os atos dos manifestantes em Brasília. Todos esses fatores impactam o risco país.

É nítido que o país tem uma “casa para arrumar”, políticas econômicas para alinhar e atos políticos a serem alinhados entre os governantes. E assim, considerando esses desafios no curto e médio prazo, é importante definir o seu foco para 2023. 

Desse modo, tem sido consenso no mercado a recomendação de manter cautela em ativos mais expostos a essas variáveis que têm impactado a bolsa brasileira, como as estatais, varejo, construção civil e ainda aquelas mais endividadas e as pequenas empresas. 

Indo mais além, nesses períodos turbulentos, novas oportunidades surgem para os investidores, pois a bolsa fica barata, os ativos ficam descontados, então, o momento é de oportunidade, de ir às compras em bons ativos. 

O foco deve ser garimpar as melhores oportunidades, até em setores que estão mais sensíveis, pois toda empresa possui uma dinâmica, então, é entender o negócio e verificar se vale a pena investir naquele ativo. 

Então, a dica é focar nas oportunidades de cada setor, mirando nas empresas cujos fundamentos se sobressaiam, como as ações líderes de seus setores, as que possuem um modelo de negócio mais defensivo e/ou mais resiliente para superar períodos de crise.

Se você for aquele investidor mais conservador, a dica básica é investir com cautela em empresas menores e mais sensíveis às de juros. Uma dica pode ser direcionar seus investimentos para empresas de energia, por exemplo, já que são resilientes. Assim, estará focando em dividendos, buscando a formação de renda passiva. 

Já para os que buscam aumentar a rentabilidade no médio/longo prazo, a dica é buscar as melhores oportunidades, por meio dos bons ativos, que estão descontados e que possuem potencial de valorização, mas que no atual momento não estão valorizados.

De todo modo, foco em investir, aproveite as oportunidades, não deixe os bons negócios passarem despercebidos. 

E você? Já definiu o seu foco para 2023 considerando o atual cenário? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.

Por falar em empresas, você tem percebido que a bolsa brasileira apresenta muitas oportunidades em diversos ativos, empresas resilientes e que o mercado tem precificado abaixo dos fundamentos?! Para aproveitar essas oportunidades é importante que você conte com uma casa de análise independente com ideias de investimentos inteligentes, como a VG Research, pois desse modo, afasta qualquer tipo de conflito de interesses na análise de ativos, e por consequência, recomendação de investimentos.

Caritsa Moreira

@profacaritsamoreira

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.