Ações do Banrisul despencam após a fala contrária à privatização do candidato Eduardo Leite

Durante o seu primeiro mandato, Eduardo Leite (PSDB) ficou conhecido no Rio Grande do Sul como um governador muito comprometido com a agenda de reformas estruturantes, de saneamento fiscal e de redução do tamanho do estado. Vale lembrar, inclusive, que o então governador tucano conseguiu realizar privatizações importantes no estado sulista com a venda da Corsan, da CEEE-D e da Sulgás, por exemplo.

Como está concorrendo novamente à eleição do governo do estado, havia uma certa esperança, pelo menos de parte do mercado financeiro, que, caso eleito, Eduardo prosseguisse com a sua agenda iniciada em seu primeiro mandato, do que decorreria a privatização do Banrisul, a joia da coroa gaúcha. Nos debates anteriores ao primeiro turno, o candidato já havia falado que a privatização do banco era uma questão a ser endereçada mediante diálogo entre a assembleia legislativa estadual e a população do estado.  

No entanto, a maior parte da população gaúcha mostra-se contrária à desestatização do banco e as eleições estaduais para o segundo turno estão apertadas. Além disso, o outro candidato a disputar o Palácio do Piratini é o ex- deputado federal e ex-ministro do Governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, que já sinalizou ser contrário à privatização da referida instituição financeira.

Dessa maneira, em uma eleição acirrada, nenhum dos dois principais candidatos quer perder votos por conta de uma eventual desestatização da companhia. Vale lembrar também que o novo posicionamento da candidatura tucana contra a privatização da empresa estatal também deve ser entendida mediante apoios políticos recebidos, conforme ficou claro nas palavras do candidato ao governo do estado.

“Eu quero falar contigo sobre o Banrisul. Nunca esteve no nosso plano de governo a privatização do banco. Mas, diante de demandas que chegam de quem vem se somando aos apoios a nós neste segundo turno, vou assumir um compromisso mais claro: não encaminharemos o banco à privatização neste próximo governo”.

A mudança de postura do candidato tucano faz bastante sentido dentro do xadrez político gaúcho, em funçao da necessidade da sua candidatura em angariar apoio contra Onyx Lorenzoni, apoiado pelo atual presidente Jair Bolsonaro. No entanto, a sinalização foi um verdadeiro banho de água fria no mercado e provocou uma queda de aproximadamente 8,7% nas cotações de BRSR6.

Como foi primeiro semestre de 2022 do Banrisul?

Os primeiros dois resultados trimestrais do Banrisul foram pouco entusiasmantes, porém houve uma melhora no 2T22 em comparação ao trimestre imediatamente anterior. No segundo trimestre do ano, o lucro líquido da instituição financeira gaúcha atingiu R$227,8 milhões, aumento de 38,8% na comparação trimestral e diminuição de 19,2% na comparação anual. O retorno sobre o patrimônio líquido ajustado anualizado do trimestre em análise, por sua vez, foi de 10,1%, aumento de 2,8% na comparação trimestral e diminuição de 3% na comparação anual.

É válido destacar que os aumentos da Taxa Selic ocorridos desde 2021 aumentaram consideravelmente o custo de captação do banco do Rio Grande do Sul e pressionaram as receitas de intermediação financeira. Outro ponto a ser observado é que a carteira de crédito da companhia é bastante exposta ao crédito consignado, cujas taxas repassadas ao tomador final são reguladas pelas autoridades públicas.

Por outro lado, é oportuno mencionar que os índices de inadimplência e cobertura da instituição estão em patamares confortáveis, o que é viabilizado pelo perfil defensivo da sua carteira de crédito, amplamente exposta ao crédito rural e consignado. Apesar de também estar olhando para créditos mais arriscados como o cheque especial e cartão de crédito, a administração sinaliza que deve continuar focando em créditos de maior qualidade.

Por fim, pode-se destacar que o Banrisul é um dos bancos que mais retorna capital ao acionista por meio de dividendos, apesar do cenário macroeconômico desafiador. De acordo com a cotação atual, a unit BSRS6 apresenta um Dividend Yield de aproximadamente 9% em relação aos últimos 12 meses.

Se você não tem tempo para acompanhar todos os movimentos do mercado ou se quer investir com segurança e foco em resultados tendo todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência:

Conheça o Plano VG VIP

São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.

Milton Rabelo

Analista CNPI 2444

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.