Construtoras no 3T22: o que esperar?

As empresas do setor imobiliário geralmente divulgam as prévias dos resultados operacionais e financeiros referente aos trimestres do ano, o que da a possibilidade de termos uma noção do desempenho das construtoras antes mesmo da divulgação do resultado oficial.

Segmento de alta renda

Olhando para o segmento de alta renda, podemos esperar vendas sólidas e lançamentos mais tímidos de maneira geral. Apesar do bom nível de vendas, os menores lançamentos refletem a queda na velocidade de vendas por conta do cenário macroeconômico ainda desafiador com taxa de juros elevada. 

Em relação às margens, na comparação anual, ainda serão pressionadas por conta do alto custo de construção e cenário macro desafiador, registrando uma possível melhora na comparação trimestral em função da menor inflação no período.

Sabemos que o público de alta renda não possui uma urgência para adquirir o imóvel, portanto, podem adiar sua decisão de compra para um momento mais oportuno. 

Vale lembrar que o segundo semestre de 2022 será marcado por incertezas políticas e também pela copa do mundo, atrapalhando a decisão do consumidor. 

Nas prévias operacionais, observamos a Cyrela e Eztec com crescimento acima de 60% das vendas na comparação anual. Por outro lado, a Eztec reportou queda de 11% nos lançamentos na comparação anual. O destaque positivo na alta renda foi a Cyrela, que vem conseguindo uma boa velocidade de vendas e margens robustas. A Trisul foi uma empresa que apresentou um resultado mais negativo no setor, visto que não conseguiu registrar nenhum lançamento no período. 

Segmento de baixa renda

O segmento de baixa renda tende a ser mais resiliente, e as empresas devem continuar apresentando um bom nível de vendas e aumento do preço médio por unidade, refletindo as atualizações recentes do programa Casa Verde e Amarela que aumentaram o poder de compra da população. Nesse contexto, as empresas devem apresentam uma boa recuperação na margem bruta. 

Destacamos no setor o ótimo resultado da Direcional que reportou lançamentos e vendas recordes no 3T22. Em conjunto, a Cury também apresentou bons números operacionais e financeiros no período. Do lado negativo, a MRV foi responsável por desagradar o mercado ao reportar uma prévia operacional com queima de caixa recorde. 

Conclusão

Por fim, podemos visualizar que tanto no segmento de alta renda quanto no de baixa renda, possuem empresas que estão se destacando positivamente e também negativamente, sendo necessário realizar uma boa análise para entender qual a melhor oportunidade no setor atualmente. Acreditamos que as empresas devem apresentar resultados positivos de maneira geral apenas quando a taxa de juros começar a cair novamente, provavelmente em meados de junho de 2023. Visualizamos diversas empresas no setor imobiliário negociando a preços bastante atrativos, com múltiplo de preço/valor patrimonial em torno de 0,5 e 1,5x.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Lucas Lima

@lucaslima.mf

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.