Dividend Kings: conheça os Reis dos Dividendos da bolsa norte-americana

O investidor que deseja alcançar a tão sonhada liberdade financeira através da obtenção de uma renda passiva que seja capaz de custear seu estilo de vida precisa buscar em sua carteira de investimento opções que o façam ter uma renda mais previsível e, claro, crescente ao longo do tempo.

Dessa forma, uma característica fundamental que as empresas devem ter ao longo dos anos é a consistência.

E a bolsa americana, além de apresentar diversas boas oportunidades de investimento, tem um histórico bem consolidado de empresas que pagam dividendos. É comum as empresas americanas registrarem seu histórico de pagamento de dividendos, indicando a quantia distribuída, o crescimento em relação ao ano anterior, por quantos anos a empresa já paga dividendos e, inclusive, se estes dividendos são crescentes.
Pensando nisso, o mercado classifica as empresas de acordo com o número de anos consecutivos em que elas pagam dividendos crescentes. E ao longo deste texto vamos conversar sobre o maior título que uma empresa pode conseguir, que é o de ser um Rei dos Dividendos, chamadas também de Dividend King.

Fazendo uma brincadeira com a expressão “rei dos dividendos”, esse é o sonho de todo investidor. Para acumular renda todos os meses de forma estratégica, é preciso ter conhecimento. AVG conta com carteiras recomendadas de Ações e Fundos Imobiliários das melhores empresas pagadoras de dividendos para você alcançar a sua liberdade financeira.

O que são os Dividend Kings?

Os dividend kings são as empresas que aumentaram seus dividendos por pelo menos 50 anos consecutivos. Ou seja, para ser considerada um rei dos dividendos a empresa precisa distribuir dividendos crescentes desde 1972.

Dessa forma, a empresa terá passado por períodos de inflação, estagflação, crises do petróleo, crises em países emergentes, bolha das empresas de tecnologia, alta de juros, crise do sub-prime, atentados terroristas, pandemia do Covid-19 e muitas outras crises. E apesar de tudo, ela continua pagando dividendos cada vez maiores.

Considerando o período em que escrevo este texto, há no mercado americano 41 empresas que são qualificadas com esta honraria. Como esta lista é alterada ao longo do tempo, te indico verificar a lista clicando aqui.

A campeã da lista é a American States Water (NYSE: AWR), companhia de saneamento básico dos Estados Unidos. Ela distribui dividendos crescentes há 68 anos.

Mas para você perceber como o mercado americano está mais próximo do seu dia a dia do que você imagina, a lista é composta por diversas empresas que tenho certeza de que você as conhece. Alguns outros nomes são:

  • Procter & Gamble (NYSE: PG): 66 anos;
  • 3M (NYSE: MMM): 64 anos;
  • Johnson & Johnson (NYSE: JNJ): 60 anos;
  • Coca-Cola (NYSE:KO): 60 anos;
  • Colgate-Palmolive (NYSE: CL): 59 anos
  • PepsiCo (NASDAQ: PEP): 50 anos.

Os dois setores que mais apresentam empresas classificadas como reis de dividendos são os de bens de consumo e industriais.

Aliás, se você é um investidor iniciante e está nesse artigo para aprender um pouco mais sobre o mercado financeiro, a VG oferece cursos especialmente para quem está começando. Aprenda a investir de forma inteligente, aumentar seus rendimentos e alcançar sua liberdade financeira!

Por que investir nos Dividend Kings?

Podemos considerar que devemos compor uma lista de bons pagadores de dividendos com excelentes empresas, pois elas provaram sua consistência de mercado, boa gestão e aumento na geração de caixa ao longo dos anos.

Portanto, investir em uma dividend king é investir em qualidade. Mas antes de você fechar a página e abrir o site da corretora para investir nestas empresas, falta respondermos uma pergunta.

Investir a qualquer preço?

Como em qualquer investimento, antes da tomada de decisão o investidor deve cumprir seu papel e fazer um estudo qualitativo e quantitativo da empresa.

É preciso perguntar, mesmo após todo este período, se a empresa está pronta para continuar crescendo de forma sustentável, pois afinal de contas o mercado de capitais olha para o futuro da empresa e coloca diversas expectativas no preço de negociação da empresa. E de modo geral, investidores atribuem um prêmio ao preço de empresas de qualidade, ou seja, geralmente negociam essas empresas com múltiplos maiores.

Dessa forma, a resposta a esta nossa última pergunta é: depende. É preciso estudar caso a caso para uma tomada de decisão mais assertiva.

Sempre buscamos investir em ativos de qualidade, mas não a qualquer preço.

Conclusão

O mercado norte-americano é o mais resiliente e que apresenta as empresas mais consistentes do mundo, tendo em vista que existem diversos nomes de qualidade que conseguiram passar por diversos períodos de dificuldades e crises mundiais e, mesmo assim, entregaram bons retornos aos acionistas.

Por isso, nós da VG consideramos tão importante você investir uma parcela de seis investimentos na bolsa americana. 

E caso você tenha interesse, conheça a carteira internacional de Dividendos em Dólar da VG Research!

As melhores recomendações de stocks e REITs da maior bolsa de valores do mundo. Recomendações essas que foram selecionadas pensando na diversificação de patrimônio, redução da volatilidade da carteira e aceleração da liberdade financeira no longo prazo.

Analista CNPI 2682

@guilhermeammorais

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.