No fim da noite, Câmara aprova flexibilização da Lei das Estatais o que pode facilitar ida de Mercadante para o BNDES

No fim da noite da última terça-feira, dia 13 de dezembro, a Câmara dos Deputados aprovou, sem grandes alardes, um projeto de lei que modifica a Lei das Estatais e possibilita a indicação de Aloizio Mercadante à presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É interessante recordar que o presidente eleito na tarde da terça-feira havia feito o anúncio de Mercadante para o comando da instituição.

Lula confirma Mercadante para o BNDES

Foi amplamente discutido tanto pelo mundo político em Brasília quanto pelos veículos de comunicação que havia alguns entraves jurídicos na Lei das Estatais que impediriam essa nomeação. Diante da indicação de Mercadante ao BNDES, o mercado já especulava que o PT teria interesse em revogar a lei mencionada, o que poderia ser feito, inclusive, através de uma Medida Provisória no início do mandato em 2023.

Na segunda-feira, dia 12 de dezembro, o próprio Mercadante veio a público para informar que desconhecia qualquer iniciativa para mudar a Lei das Estatais no governo de transição, o que se provou uma inverdade no fim da noite do dia seguinte.

A lei 13.303/16 estabelece uma quarentena de 36 meses para indicados ao Conselho de Administração e para a diretoria de estatais que participaram de “estruturação e realização de campanha eleitoral”. Essa restrição inviabilizaria a indicação de Mercadante, que foi coordenador da campanha de Lula.

Dessa maneira, foi apresentado um projeto de lei por parte da deputada Margarete Coelho (PP-PI) em que a quarentena necessária, nesses casos, cairia de 36 meses para apenas 30 dias. O mesmo vale, de acordo com a proposta, para indicados à chefia de agências reguladoras e para a nova regra ser efetivada, ela necessita também da aprovação do Senado, assim como da sanção presidencial.

Independentemente do projeto de lei aprovado, uma Medida Provisória para driblar a Lei das Estatais não enfrentaria grandes obstáculos políticos e práticos na próxima legislatura, mesmo ela tendo um viés de centro-direita. A medida ganharia validade a partir do momento da sua publicação e seria votada pelo Congresso em até 120 dias. No entanto, não seria tão surpreendente se os parlamentares aprovassem o fim das restrições elencadas no artigo 17 que são relacionadas à escolha dos administradores de empresas públicas ou sociedades de economia mista, já que, em tese, poderiam ser diretamente beneficiados por isso.

Os dois primeiros mandatos de Lula foram marcados por um tom pragmático e conciliador, porém as sinalizações do presidente eleito, pelo menos até o momento, mostram o ex-sindicalista desafiando constantemente o mercado e provocando uma forte abertura na curva de juros e quedas no Ibovespa.

Se você tem interesse em investir com segurança e foco em resultados tendo todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência:

Conheça o Plano VG VIP

São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.

Milton Rabelo

Analista CNPI 2444

@miltonrabelo.financas

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.