Inteligência Artificial é destaque do mercado internacional em 2023

O mercado de Inteligência Artificial (IA) tem movido o mercado de tecnologia durante o ano de 2023. Apesar dos temores de recessão, alta de juros e inflação que assombram o mercado desde 2022, as principais empresas de tecnologia têm performado bem, sendo as responsáveis pelo bom desempenho dos índice S&P500 e Nasdaq.

Mas o bom momento se manterá durante os próximos trimestres? O projetos são, de fato, promissores ou a IA será esquecida assim como foi com o metaverso?

O mercado enxerga um potencial disruptivo dentro do mercado de IA, pois abrem-se diversas oportunidades de desenvolvimento de softwares, além da integração de sistemas que operam atualmente sem IA.

O ChatGPT é o destaque, pois foi o pioneiro para a divulgação deste tipo de tecnologia. Ele foi capaz de trazer o uso da IA para mais próximo da população, mas outro projeto análogo ao ChatGPT é o Bard, desenvolvido pela Alphabet. Além disso, estão em andamento diversos projetos que utilizam de IA. O Meta que confirmou o desenvolvimento de tecnologias para aprimorar os sistemas de anúncios das plataformas, sendo que este trabalho já tem sido positivo, pois durante a teleconferência foi informado que a eficiência na monetização dos vídeos de reels aumentou em 30% no Instagram e 40% no Facebook graças a IA. Ademais existem projetos vinculados a IA de imagem, tais como o MidJourney e Stable Difusion, que são modelos de aprendizagem para a transformação de texto para imagem.

Mas os projetos de IA serão um novo metaverso?

O principal tema durante o ano de 2022 para as empresas de tecnologia foi o metaverso. Entretanto, passado o calor do assunto e a falta de resultado das empresas, o assunto foi esquecido, sendo que a empresa Meta (NASDAQ: META), dona do Facebook teve uma performance negativa.

A principal diferença entre o maior sucesso do projeto de IA e do metaverso é a aplicação. Enquanto os projetos de inteligência artificial têm uma função direta para a melhoria de procedimentos das empresas e da utilização do público, o metaverso é uma tecnologia com grande potencial, mas que o público ainda não sabe ao certo toda a sua aplicação. Com isso, os projetos de IA tem maior potencial de alterar como as coisas funcionam e, como consequência, de maior retorno financeiro para as empresas.

Atualmente podemos considerar os projetos de inteligência artificial mais tangíveis do que os do metaverso.

Há espaço para valorização de médio e longo prazo, ou pode ser questão de curto prazo?

Apesar da alta valorização de curto prazo, em especial as empresas que fornecem chips e outros componentes para a indústria, há espaço para valorização de médio e longo prazo, pois tendemos a sobreavaliar os impactos de curto prazo e subestimar o longo prazo para o desenvolvimento de novas tecnologias. Mas acredito que nesta primeira etapa os destaques serão o aprimoramento da experiência e da capacidade de diversos produtos que atualmente não utilizam IA.

Mas assim como toda análise de investimentos, o investidor deve ter o cuidado com o hype. No curto prazo o mercado pode precificar projetos e empresas de maneira irracional, considerando maior crescimento ou potencial que de fato as empresas são capazes de entregar atualmente.

Um exemplo foi o efeito que as divulgações de resultados da NVIDIA (NASDAQ: NVDA) e Marvell Technology (NASDAQ: MRVL) trouxeram para o mercado. O guidance da NVIDA superou em aproximadamente 50% as expectativas do mercado. A Marvel espera que o faturamento de seu segmento de IA dobre para os próximos dois anos fiscais. Com isso, as ações da NVIDIA e da Marvell subiram 27% e 44% na última semana, respectivamente.

O bom momento do setor fez com que as ações de outras empresas, mesmo sem anunciar fato relevante ou nova informação ao mercado, subissem de forma considerável. Alguns exemplos foram a Advanced Micro Devices (NASDAQ: AMD) e dois REITs de datacenter, o Equinix (NYSE: EQIX) e Digital Realty Trust (NYSE: DLR).

O que esperar dos balanços das empresas para os próximos trimestres?

Assim como foi durante o primeiro trimestre, para o segundo trimestre novas empresas devem anunciar iniciativas e projetos de expansão em inteligência artificial. Em relação aos balanços, a tendência é que a verificação no impacto na receita seja de forma mais intensa no médio prazo.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

Analista CNPI 2682

@guilhermeammorais

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.