Semana turbulenta em Wall Street

A semana será turbulenta em Wall Street, com o mercado de olho na divulgação de importantes dados macroeconômicos ao longo da semana. 
Na terça-feira (13/12), teremos a divulgação do relatório do Consumer Price Index (CPI) para o mês de novembro. O consenso tem estimado uma desaceleração tímida na inflação, esperando um aumento de 0,5% na base mensal e de 7,6% na base anual, contra um aumento de 7,7% na base anual verificado em outubro. Para o Core CPI, que desconsidera alimentos e energia, o consenso tem estimado um aumento de 0,3% na base mensal e de 6,3% na base anual, contra um aumento de 6,4% na base anual verificado em outubro.

A composição da inflação norte-americana, com base no CPI, está apresentada no gráfico a seguir. Como é possível verificar, alimentação e energia continuam enfrentando uma alta de preços persistente. Interessante notar o reflexo do movimento de redução de preços no mercado de carros usados durante o mês de outubro, com uma deflação, na base mensal, de 2,4%.

Na quarta-feira (14/12), teremos o anúncio sobre a decisão da taxa básica de juros norte-americana pelo Federal Open Market Committee (FOMC). De forma geral, a expectativa do mercado é de um aumento de 0,50 pontos percentuais na taxa básica, aumentando a atual faixa de 3,75-4% para 4,25-4,5%. Após o anúncio sobre a decisão, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, irá participar de uma coletiva de imprensa para responder os principais questionamentos sobre a decisão. A postura de Powell sobre o ritmo de aumento será um importante indicador do que devemos esperar para os próximos trimestres. 

O gráfico a seguir ilustra as expectativas implícitas no mercado sobre a taxa de juros básica norte-americana até 2025. Os dados, disponibilizados pelo Federal Reserve de Atlanta, apontam um fim do ciclo de alta entre março de 2023 e junho de 2023, com uma taxa terminal na faixa de aproximadamente 4,6%-5,4%. Ao final do 3T25, a taxa terminal implícita está na faixa de aproximadamente 1,2-4,4%. É razoável entender essa discrepância dado a incerteza para períodos mais longos.

Ao que tudo indica, teremos uma semana bastante agitada. Por efeito transbordamento, devemos verificar algum impacto no mercado brasileiro.

Lucas Schwarz

@lucaschwarz

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.