Inflação americana mexem com o mercado dos EUA

Nesta semana houve a divulgação de dois índices de inflação americana. Eles servem de orientação para o mercado buscar entender a próxima decisão do Federal Reserve (Fed) que acontecerá no dia 26 de julho. Na quarta-feira foi a vez do Consumer Price Index (CPI). Os valores do mês de junho do CPI e do core CPI, que desconsidera a alta de alimentos e energia, foram de 0,2% abaixo das expectativas.

Com isso, o CPI e o core CPI acumulados nos últimos dozes meses foram de 3% e 4,8%, respectivamente. O maior destaque foi a redução do CPI, que atingiu o seu menor patamar desde março de 2021. A imagem abaixo ilustra a trajetória da inflação nos últimos três anos.

Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente

Reação do mercado

Com isso, o mercado reagiu de forma positiva. A inflação americana segue a tendência de queda, aliviando a pressão do Fed para que um novo movimento mais agressivo no aumento dos juros seja necessário. Entretanto, o núcleo da inflação segue em patamares elevados, pressionado principalmente pelo setor de moradia, que acumula alta de 7,8%.

Com isso, itens de serviços desconsiderando a deflação acumulada dos itens de energia, acumula alta de 6,2%, sendo este o maior gatilho que mantém a inflação elevada. A principal justificativa do mercado para que a pressão inflacionária pelos itens de serviço permaneça alta é o mercado de trabalho, com destaque aos ajustes dos salários que permanecem elevados.

Outro dado de inflação divulgado hoje foi o Producer Price Index (PPI), que também fechou abaixo das expectativas, 0,1% contra um aumento esperado de 0,2%. Já o seu núcleo, que desconsidera o aumento de alimentos, energia e serviços comerciais, subiu 0,1%. Dessa forma, o acumulado para o PPI e seu núcleo foram de 2,6%, respectivamente.

A redução dos índices e o menor patamar do núcleo do PPI são dados relevantes, pois indicam que durante o anos de 2023 a inflação permanecerá em tendência de queda. Com isso, segundo o CME Group, o mercado já espera um novo aumento de 0,25 p.p. na taxa de juros para a próxima reunião, entretanto, caiu a probabilidade de um novo aumento a partir de agosto.

Dessa forma, as principais bolsas dos Estados Unidos seguem no positivo. Essas esperam a temporada de resultado que oficialmente inicia na sexta-feira com a divulgação do resultado trimestral dos grandes bancos.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

Analista CNPI 2682

@guilhermeammorais

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.