Giro pelo mercado internacional

Os noticiários sobre o mercado internacional permanecem intensos, com importantes dados macroeconômicos, a recente alta nos juros dos títulos de 10 anos dos Estados Unidos que mexeu com o mercado, além das mudanças políticas.

Mercado de trabalho americano

Os dados do mercado de trabalho americano divulgados ao longo da semana, apesar de ainda indicarem a força do mercado, foram mistos. 

Na terça-feira , houve a divulgação do relatório Job Openings and Labor Turnover Survey (JOLTS), que indica o número de vagas de trabalho disponível. Em agosto foram 9,6 milhões de vagas em aberto, acima das expectativas de 8,1 milhões.

Entretanto, na quarta-feira anunciou-se os dados do relatório ADP, que mede o nível de emprego em empresas privadas. Diferentemente do relatório JOLTS, os números apresentados vieram abaixo das expectativas. O regitro foi de 89 mil vagas, consideravelmente abaixo das 150 mil esperadas pelas mercado.

Dessa forma, o mercado aguarda o relatório de payroll, o de maior interesse do Fed.

Votação é aprovada e risco de shutdown é evitado até novembro

No sábado o presidente Biden assinou a aprovação de lei para manter o governo funcionando até o dia 17 de novembro, evitando a paralisação dos serviços. Apesar de não ter sido a decisão que aprovou o orçamento para o ano de 2024, o acordo aliviou a pressão do governo. Entretanto, nas próximas semanas o tema continuará em alta, até que haja a aprovação do orçamento.

Presidente da Câmara dos Estados Unidos é destituído

Passada a aprovação de sábado, em votação realizada na terça-feira, pela primeira vez na história um presidente da Câmara dos Estados Unidos é destituído. Kevin McCarthy, do partido republicano, foi destituído com 216 votos a favor e 210 contrários à sua saída.

Com isso, a pergunta feita por um dos deputados após o anúncio é relevante: e agora?

Espera-se que a votação para a escolha de um novo nome, sendo que enquanto isso Patrick McHenry presidirá. Esta mudança fora do radar é importante, pois pode impactar diretamente na aprovação de importantes pautas, tais como o orçamento do governo, que se atrasar pode aumentar as chances de um shutdown em novembro, além da votação se os Estados Unidos seguirão enviando ajuda para a Ucrânia no combate contra a invasão russa.

Títulos do tesouro americano de 10 anos mexem com o mercado internacional

A principal justificativa para a quedas das bolsas em setembro e ao longo do início de outubro tem como justificativa o aumento dos juros dos títulos americanos de 10 anos. Considerado como a referência de mercado, a alta das últimas semanas foi relevante. A taxa saiu de aproximadamente 4,00% no início de setembro para quase 4,80%.

Além disso, os títulos de 30 anos se aproximam de 5,00%. Entretanto, mesmo com a alta recente, a curva permanece invertida, pois os títulos de 2 anos estão com juros de aproximadamente 5,15%.

Dólar

Dado ao cenário de maior juros no exterior, a busca por títulos e outros ativos nos Estados Unidos fizeram com que o dólar se valorizasse nas últimas semanas. O índice DXY se valorizou aproximadamente 6% desde agosto, com isso, o dólar saiu de da faixa de R$4,80 para próximo de RS5,15.

Movimentos assim sempre nos revelam a importância da consistência nos aportes no exterior, pois nos últimos meses o investidor teve diversas oportunidades para realizar a remessa com câmbio mais favorável, sendo que a alta da cotação protege a carteira de investimentos em momentos de maior incerteza.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos sobre o mercado internacional conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

Analista CNPI 2682

@guilhermeammorais

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.