O Índice de Gastos de Consumo Pessoal (PCE) dos Estados Unidos, uma das métricas favoritas do Federal Reserve para a avaliação da inflação, teve uma alta de 0,1% em maio, de acordo com o divulgado pelo Departamento de Comércio norte-americano nesta última sexta-feira (30/06). Na base anual, o índice desacelerou para 3,8%, desacelerando consideravelmente e sendo o menor avanço anual dos últimos dois anos. A inflação dos Estados Unidos acumulada de 3,8% nos últimos 12 meses ficou abaixo da expectativa do consenso, de uma inflação acumulada de 4,6%.
O núcleo do PCE, que exclui itens como alimentos e energia, considerados mais voláteis, apresentou uma alta de 0,3% em maio. Na base anual, o índice da inflação desacelerou para 4,6%, ficando levemente abaixo da expectativa do consenso, de 4,7%. A inflação nos itens do núcleo continua persistente, como moradia e outros serviços.
Apenas para uma melhor compreensão, o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) mede a evolução dos preços dos bens e serviços adquiridos pelos consumidores para fins de consumo, excluindo alimentos e energia. Os preços são ponderados de acordo com a despesa total por item
Então, você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Nós, analistas da VG Research. estamos à disposição para esclarecer cada uma delas. Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.
Lucas Schwarz