Fed e taxa de juros: pausa ciclo de aperto monetário

Após a divulgação de terça-feira com os dados de inflação (CPI), a decisão unânime do Federal Reserve (Fed) de manutenção da taxa de juros em 5,00-5,25% foi dentro das expectativas de mercado. Entretanto, além da decisão dos juros, houve atualização dos dados econômicos que foram projetados em março. Esse é um importante parâmetro para entendimento sobre o que o Fed espera para os próximos anos.

A respeito da taxa de juros, o valor médio esperado subiu, saindo de 5,1% para 5,6%. Ou seja, o Fed espera que ainda em 2023 hajam dois aumentos de 0,25 p.p. Dessa forma, a cada reunião se confirma que cortes nos juros deverão ocorrer apenas em 2024, onde a taxa de juros deverá terminar o ano em 4,6% e em 2025 próxima de 3,4%. O gráfico abaixo ilustra as projeções dos juros entre 2023 e 2025, além da expectativa de longo prazo, sendo que cada ponto azul representa o voto de um dos participantes do conselho do Fed.

Gráfico de dispersão

Descrição gerada automaticamente
Fonte: Summary of Economic Projections – Fed

Dados da inflação

Sobre os dados de inflação, houve uma leve queda da expectativa de inflação (PCE) para 2023. Ela saiu de 3,3% para 3,2% e manutenção da inflação esperada para os anos de 2024 e 2025 em 2,5% e 2,1%, respectivamente. O Fed deverá atingir a meta de 2% apenas ao final de 2025 ou em 2026. A maior preocupação com relação a inflação atualmente são os itens de bens e consumo. O setor imobiliário também, pois o core CPI, que desconsidera a inflação de alimentos e energia, teve a sua expectativa de março elevada de 3,6% para 3,9%. A expectativa para os anos de 2024 e 2025 se manteve. A respeito do PIB americano, foi elevada a projeção para 2023, saindo de uma crescimento de 0,4% para 1,0%. Entretanto, expectativas de crescimentos diminuíram para os anos de 2024 e 2025 em 0,1 p.p.

Devido ao mercado de trabalho bastante aquecido, houve a redução da taxa de desemprego esperada para o ano de 2023. Ela saiu da projeção de março de 4,5% para 4,1%. As projeções de 2024 e 2025 reduziram em 0,1 p.p.

Expectativas segundo Jerome Powell

Além disso, as falas de Jerome Powell sempre são relevantes. Dessa forma, as declarações de maior destaque foram sobre a expectativa para os próximos anos de um PIB abaixo da média histórica, indicando que o trabalho para reduzir a inflação já é refletido na economia. Além disso, ele considera o mercado de trabalho aquecido como principal gatilho de inflação atualmente, pois o core PCE permanece em um nível consideravelmente acima da meta. Seu destaque é o ritmo do aumento dos salários, que apesar da gradual redução, ainda permanece alto, o que estimula a inflação.

A principal justificativa para a manutenção dos juros, segundo Powell, é a verificação do efeito que o atual aperto monetário já realizou na economia, chamado pelo Fed de lag. Como os efeitos não são imediatos e de difícil estimativa, existe um intervalo entre os aumentos nos juros e a desaceleração da economia.

Outro ponto bastante discutido foi o mercado imobiliário. Devido a sensibilidade que a taxa de juros impõe ao preço dos imóveis e, principalmente, na taxa das hipotecas, o Fed continua acompanhando o mercado tanto para moradias como imóveis comerciais. Esta preocupação é o principal gatilho para a maior percepção de risco do setor de REITs, que não tem desempenhado tão bem quando o índice S&P 500.

Ademais, não houve discussão e muito menos uma decisão a respeito da próximas reunião que acontecerá em 26 de julho. O Fed seguirá trabalhando de acordo com as informações e dados da economia.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

Analista CNPI 2682

@guilhermeammorais

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.